Realizamos na primeira quinzena de Agosto deste ano, um concurso interno de fotografia, mas a ideia não era descobrir um super talento de fotografia, mas sim, instigar a criatividade de cada e-Maker!
O planejamento começou em torno de 15 dias do que antecedeu o evento, quando o time de marketing levantou as datas comemorativas e alusivas do mês, e ao se deparar com a data do Dia 19 de Agosto que se tratava do Dia Mundial da Fotografia, começou a pensar: O que fazer nesta data?
Acreditamos que, todas as datas sejam elas comemorativas, reflexivas ou alusivas a algo, não devem se tornar somente uma postagem simples, que visa dizer que a data existe. Sabemos que hoje, com a presença de grandes buscadores como Google, Bing e as próprias redes sociais, não faz muito sentido dizer o óbvio, que pode estar em qualquer ambiente digital. Onde qualquer usuário poderá encontrar a mesma informação repetidas vezes.
Então, como fazer com que a marca atue em datas como estas e ainda, envolve as próprias pessoas, no caso, colaboradores, mas poderiam ser clientes, para engajarem com a ação?
Foi com este pensamento que criamos o Concurso da “Melhor Foto Interna da e-Get”.
Conheça os passos que seguimos para colocar em prática:
- Planejamento: Bate papo colaborativo entre as áreas de marketing e Relações Humanas (RH); Nesta etapa, foram abordadas e analisadas todas possibilidades, tais como dificuldades e soluções. Ainda, também foi definido o prêmio para o ganhador do concurso.
- Organização: Momento em que o time coloca no papel todas as ideias para tão logo ir para a execução. Dentre elas: Regulamento, forma de comunicação interna, prazos e períodos e outros.
- Comunicação interna: É realizada a comunicação interna via chat interno, através de texto e imagem a fim de explicar de forma mais didática a todos colegas como irá funcionar o concurso com suas regras e ainda enviado os caminhos digitais para que todos tenham acesso ao regulamento de fato. Também a fim de reforçar, é importante que exista o contato humano, que pode ocorrer por troca de ideias pessoas em conversas de corredores, passando nas salas e explicando melhor o projeto, e estando alinhado aos coordenadores de cada setor para que participem, dando o exemplo e também estimulando a participação das suas equipes.
- Mãos à obra: Após realizada todas as etapas anteriores, chegou a hora de aguardar o envio das fotografias!
O concurso consistia basicamente em: O colaborador tiraria uma foto que representasse a empresa para ele. Após, deveria enviar a foto via e-mail, e o time adicionava em uma pasta em nuvem na qual todos colaboradores possuem acesso. As fotos eram nomeadas conforme ordem de envio das imagens, assim, acreditava-se que seria a forma mais neutra possível, sem tendenciar de quem era a foto, para que a mesma não fosse votada pela pessoa por trás da foto e sim pela imagem ou propósito da imagem. Por fim, cada colaborador votou em um número, naquela imagem em que mais havia gostado.
Após contabilizar os votos, foi então entregue o presente ao ganhador da imagem que obteve um maior número de votos. O presente tinha conexão com o negócio da empresa, uma cerveja artesanal Pilsen, e ainda a sua foto premiada em tamanho miniatura.
O concurso foi finalizado de fato, em duas etapas:
- Realizando um fechamento através do envio de uma mensagem no grupo da empresa através da ferramenta utilizada para comunicação interna; O foco da mensagem foi um agradecimento a todos que participaram, reconhecimento do ganhador e buscar incentivar a futuros momentos como este;
- Postagem de uma fotografia registrada com a pessoa ganhadora do concurso nas redes sociais da empresa;
As reflexões para os próximos eventos neste formato, ressaltam:
Poderia ter sido comunicado o presente que seria entregue ao ganhador; Desta forma, talvez, teríamos tido uma maior participação dos colaboradores, ao saberem do prêmio, já que, alguns colaboradores ficaram descrentes com a premiação, achando que seria algo de menor valor para si. Em contrapartida, o objetivo não era em si sair distribuindo presentes e sim, explorar a criatividade de cada colaborador, integrar, interagir e ainda tornar mais leve nosso dia!
Acreditamos que, criar no ambiente corporativo, momentos de descontração, que tornem mais leve, divertido e ainda envolvem colaboradores em atividades que não fazem parte da sua rotina, além de estimular a criatividade, também torna mais leve o dia de trabalho. Eventos como estes, estão totalmente ligados à cultura de ser um e-Maker.
E você, quais mudanças faria para aplicar um concurso como este em seu negócio?
Estaria alinhado a sua cultura?
Conte para nós! Até breve.
Renata Druzian – Departamento de Marketing